Iniciativa da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes tem apoio da farmacêutica Servier do Brasil

No Brasil, estima-se que mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes, o que representa cerca de 6,9% da população nacional. Somos o 6° país com incidência da doença, portanto, todas as ações que puderem ser feitas para prevenção e combate a ela  serão muito bem vindas No próximo dia 10 de novembro, a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) oferecerá, em São Paulo, 5 mil testes gratuitos de glicemia. A ação acontece das 8h às 16h na Universidade São Judas Tadeu – Paulista (Avenida Consolação, 2316), no Centro. A ação abre o calendário de celebrações pelo Dia Mundial do Diabetes (14/11) e Novembro Diabetes Azul, mês de conscientização sobre o diabetes, focado em alertar a população sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Para as pessoas com diabetes e aqueles que apresentarem resultado alterado, serão oferecidos exame de hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial e eletrocardiograma. Complementam a ação orientações nutricionais e avaliação vascular, fisioterápica e de condicionamento físico, entre outras. Ao todo, 500 profissionais de saúde participarão da campanha, entre médicos, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos e profissionais de educação física.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF, do inglês International Diabetes Federation) estima que 1 em cada 10 adultos brasileiros, entre 20 e 79 anos, vive com diabetes, o equivalente a 16,6 milhões de indivíduos. Por outro lado, cerca de 32% das pessoas com diabetes ainda não sabem que possuem a condição clínica. “Esses números confirmam a importância desse tipo de ação para ampliar a conscientização sobre a diabetes no Brasil”, afirma o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD. Este ano, a Federação Internacional de Diabetes estabeleceu o tema “Diabetes e o Ambiente de Trabalho” como tema da campanha pelo Dia Mundial do Diabetes 2025. O objetivo é unir empregadores e colaboradores em todo o mundo para enfrentar os desafios que pessoas com diabetes lidam diariamente em seus ambientes de trabalho, incluindo o estigma, a discriminação e a exclusão, o que impacta negativamente o seu bem-estar e qualidade de vida.

Atendendo ao chamado, a farmacêutica Servier do Brasil é uma das apoiadoras da campanha deste ano. A médica Renata Lima, gerente de assuntos médicos da Servier do Brasil, destaca a importância da participação das empresas e apoio da sociedade a esse tipo de ação. “Com o tratamento correto, acompanhamento regular e hábitos saudáveis, a pessoa com diabetes pode reduzir o risco de complicações e ter uma boa qualidade de vida. Esse tipo de ação contribui para a educação em saúde da população, ajuda no diagnóstico e também no melhor controle do diabetes”, afirma.

By